sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Como eu era antes de você - Jojo Moyes


Sabe quando você queria muito um livro e ele aparece na livraria em promoção? Então, foi exatamente isso que aconteceu. Tinha altas expectativas sobre o livro e acho que isso acabou atrapalhando na hora de ler [ :( ] mas espero ainda ler outras obras da autora.

Como eu era antes de você conta a história de Louise (Lou) Clark de 26 anos que ainda mora com seus pais, a irmã, o sobrinho e o avô que tem necessidade de cuidados especiais. Ela é satisfeita com a vida que tem: trabalha como garçonete, o que ajuda na renda da família, e namora com Patrick, um triatleta que realmente não se importa com a relação dos dois. Acontece que, um dia, o patrão dela decide fechar a cafeteria onde Lou trabalha. Sem muitas experiências profissionais, ela parte em busca de um novo emprego até que encontra uma vaga de cuidadora de um tetraplégico. O que ela não esperava era que Will Traynor fosse mudar (totalmente) suas expectativas de vida.


A história de Lou e Will é bastante intensa, principalmente por ele ter tido uma vida perfeita e, por segundos, tê-la perdido, deixando seu coração amargurado. Para quem ainda não conhece, Will era aquele tipo de cara aventureiro, rico e encantador. Vivia a vida todos os dias como se não houvesse amanhã (também, com tanto dinheiro, quem não iria rs). Viajou o mundo todo (ou quase todo) e tinha uma carreira bem sucedida, com uma namorada linda, se não fosse o fato de ele sofrer um acidente que acabaria com tudo. Agora, ele se vê em uma cadeira de rodas, tetraplégico, onde fica dependente das pessoas para fazer tudo e mais um pouco. Já Lou é totalmente o inverso de Will. Toda vida ela foi satisfeita com a "vidinha" que ela levava (isso me irritou muuuuito durante o livro), pois nunca almejou grandes coisas e era "feliz" com o pouco que tinha.
Quando Lou chega para trabalhar na casa da família Traynor, já chega sabendo que várias cuidadoras tinham desistido de cuidar de Will, pois ele é muito irritante e mal-humorado com as pessoas e agora era vez de Lou saber lidar com essa situação durante os 6 meses de contrato. Recebia super bem então essa renda era importante para sua família. Aos poucos ela começa a se familiarizar com Will e, aos poucos, vai tornando a vida dele um pouco mais "fácil" de se lidar, pois não é fácil você ter sua vida "destruída" de forma tão rápida e triste como fora para o Will.

Achei a história legal, emocionante, cativante e inspiradora. A capa é super bem elaborada, com verniz localizado e tudo mais, mas só não gostei muito da diagramação, achei a fonte um pouco pequena e me incomodou um pouco pra ler, mas acho que vai da pessoa, porque eu uso óculos então pode ser que pra você seja diferente. Fora isso os espaçamentos estavam ótimos. O que me incomodou um pouco na leitura foi que, em alguns momentos, a autora detalhava demais uma parte da cena e isso cansava um pouco. Como eu tinha lido anteriormente dois livros de romance: Como dizer adeus em robô e A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, não sei se isso de fato atrapalhou, mas acho que criei muita expectativa para o livro e isso fez com que ele fosse abaixo do que eu esperava. Gostei dos personagens, mesmo a Lou sendo estática no começo e irritante em alguns momentos, a autora soube desenvolver as características dela. Gostei do Will, pois mesmo ele numa cadeira de rodas, ele depois começa a enxergar que a vida não acaba só porque ele está em uma cadeira. Isso faz a gente pensar bastante: "Como você aproveita sua vida ?" ou "Você está feliz com as realizações que você fez?", faz com que a gente questione muito sobre como estamos vivendo e como a família é importante, pois a família de Will parece perfeita, mas não sabe como lidar com a situação dele, principalmente a mãe e o pai que acaba vivenciando algo nunca esperado. E como a família de Lou se comporta nessa mudança da filha ao longo do livro. 





O livro em si é muito bom, para quem gosta de romances desse tipo é uma ótima escolha, pois ele vai além daquele "clichê" de se apaixonarem e viverem felizes para sempre. Eu recomendo, mesmo ele sendo abaixo do que eu imaginava, acho que vai muito do momento que você vai ler. É um livro forte, pois você acaba sentindo as angústias do Will em todos os momentos e faz a gente refletir muito, além de ver como uma pessoa pode (literalmente) transformar a outra. Achei isso fantástico.


Espero que tenham gostado da resenha, deixem nos comentários o que acharam do livro (sem spoilers) ou da resenha. Obrigada pelo carinho e até a próxima!

Beijocas


Livro: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 318
ISBN: 978-85-8057-329-9
Nota: 4/5





Unknown
Unknown

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

2 comentários:

  1. Que pena que você não teve tudo o que esperava desta leitura. Eu tenho vontade de ler este livro, mas tenho muitos na frente dele, então... Provavelmente, colocarei ele mais a frente dos outros, já que você disse que não é clichê. Gostei da resenha! Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e olha que todo mundo elogia muito esse livro, acho que foi o momento que eu li que não foi muito apropriado rs. Espero que você goste dele!!

      Beijocas <3

      Excluir